Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

É muito comum encontrarmos informações a respeito de cursos e universidades para o ensino do desenvolvimento de jogos em geral. Porém é inegável que a grande maioria não informa exatamente quais programas são de fato cruciais para trabalhar com games quando o foco é arte para jogos.

Mesmo estudando na melhor universidade do Brasil ou em qualquer outro canto do mundo, se você pretende ser um excelente profissional da indústria de jogos e, mais especificamente, entre os artistas digitais, você precisará dominar os softwares mais utilizados neste mercado.

Por isso nesta matéria nós reunimos as ferramentas digitais mais importantes que a indústria utiliza hoje em dia, organizadas por área e principais funções. Clique em cada área abaixo e confira os melhores softwares:

PhotoShop

PhotoShopHá mais de um quarto de século a Adobe se dedica na missão de facilitar a vida de artistas e criadores de entretenimento digital. E o PhotoShop é, sem sombra de dúvida, o software mais importante para quem quer trabalhar com games. Sua presença está em praticamente todas as etapas do processo de criação de jogos, sendo usado para criação de sketches, concept art, ilustrações, criação de texturas, tratamento de imagens e até mesmo animações menos complexas.

Site: http://www.adobe.com/

Illustrator

IllustratorAo lado do PhotoShop, o Illustrator é, seguramente, o segundo maior software da Adobe em termos de popularidade entre designers e ilustradores do mundo todo. Porém, sua interface é toda voltada para a criação de ilustrações vetorizadas (recurso também presente no PhotoShop, porém com muito mais variedade). Na indústria de jogos, o Illustrator é comumente utilizado em jogos 2D e em áreas como User Interface para a criação de elementos como menus, botões e logos.

Site: http://www.adobe.com/

SketchBook

SketchBookProduto da Autodesk, o SketchBook já é considerado o principal concorrente do PhotoShop no que diz respeito a software de ilustração e concept art entre designers e artistas de jogos. Além de contar com os principais recursos do concorrente da Adobe (como as Layers, Blending e Brushes), o SketchBook se destaca por oferecer marcadores inspirados nas canetas Copic Makers, a Symmetry Tool (para desenhar de forma espelhada) e a criação de Flipbooks animados.

Site: https://www.sketchbook.com/

Corel Painter

PainterOferecendo uma infinidade de recursos para ser utilizado como ferramenta para ilustrações e concept art, o Painter da Corel se destaca também por sua versatilidade no controle de tipos de papeis e pincéis digitais que simulam a realidade fazendo dele o programa perfeito para pintores e fine artists. Na indústria dos jogos ele é usado como alternativa ao PhotoShop, cabendo ao artista extrair ao máximo os recursos necessários para a direção de arte que o jogo terá.

Site: http://www.painterartist.com/

Maya

MayaCriado originalmente para ser um software de animação 3D, quando foi adquirido pela Autodesk, o Maya continuo na missão de facilitar a vida de animadores da indústria de cinema e jogos, mas também passou a ganhar recursos fundamentais que fizeram dele um dos mais importantes softwares de modelagem tridimensional. Por isso conseguimos colocar o Maya como o software mais importante (e um dos mais utilizados) para quem quer trabalhar com games.

Site: http://www.autodesk.com.br/

3ds Max

3ds MaxHá mais de duas décadas a Autodesk tem se dedicado para fazer de seu principal produto, o 3ds Max, no principal software de modelagem, animação e renderização 3D da indústria do entretenimento. E eles têm feito isso com muita competência.
O 3ds Max é, de longe, um dos principais softwares desta indústria e utilizado por praticamente todos os artistas envolvidos na produção de jogos.

Site: http://www.autodesk.com.br/

Blender

BlenderAinda que o Blender não seja utilizado pela maioria dos estúdios de games, a maior vantagem aqui é que estamos falando de um software totalmente gratuito e muito utilizado por produtores de jogos independentes. Por conta disso o acesso a informações, recursos e ferramentas do software é muito vasto e compartilhado entre a comunidade de artistas. Isso sem falar que além de ser uma ferramenta para criação de modelos 3D, o Blender também conta com uma engine para criação de jogos (simples, porém útil para criar os primeiros recursos de um game).

Site: http://www.autodesk.com.br/

Mudbox

MudboxCriado pela Skymatter, empresa formada por artistas da Weta Digital, o Mudbox surgiu como principal solução para ajudar o estúdio cinematográfico de Peter Jackson na criação do remake de King Kong. O software de modelagem e pintura 3D compete diretamente com o ZBrush, porém a grande diferença é que aqui você não tem como criar um modelo 3D do zero (precisando importá-lo de outro software 3D, como o Maya), mas em contrapartida seus recursos de textura são superiores ao ZBrush.

Site: http://www.autodesk.com/products/mudbox/

ZBrush

ZBrushPodemos dizer que hoje o ZBrush está para os softwares 3D assim como o PhotoShop está para os softwares de ilustração. Isso porque o ZBrush surgiu com a premissa de auxiliar artistas do entretenimento na criação de modelos 3D de um jeito mais orgânico e menos “mecânico”, nascendo assim o primeiro software de modelagem (sculpting) do mercado capaz de gerar objetos 3D com quantidades gigantescas de polígonos e detalhes.

Site: https://pixologic.com/

Mari

MariCriado para suprir uma necessidade do estúdio de criação do filme Avatar, Mari é considerado o mais importante software de texturização e pintura 3D. Cada vez mais a resolução dos filmes e jogos tem aumentado e consequentemente qualquer falha de polígono e textura pode comprometer toda a qualidade final. É por isso que a indústria se beneficia de softwares como Mari, criando objetos 3D com qualidade arrasadora em alta resolução.

Site: https://www.thefoundry.co.uk/products/mari/

Modo

ModoDos mesmos criadores de Mari, o software Modo concorre diretamente com o zBrush e o Mudbox, em termos de software para modelagem sculpting 3D. Porém, além do seu preço mais baixo, ele também oferece recursos de renderização e modelagem semelhantes ao Maya e 3ds Max, fazendo dele um software mais completo e técnico (muito requisitado por muitos estúdios). Conhecer e dominar este software é fundamental para artistas 3D do mercado.

Site: https://www.thefoundry.co.uk/products/modo/

Marmoset Toolbag

ToolbagDe longe o Toolbag da Marmoset é o software de renderização mais utilizado na indústria de jogos. Seus recursos auxiliam artistas do mundo todo no trabalho de renderização e criação de elementos adicionais (como efeitos de partículas e animações) em cima de modelos 3D criados nos principais softwares de modelagem e escultura digital. Se você pretende criar um portfólio com trabalhos 3D profissionais, não pense duas vezes antes de dominar o Toolbag.

Site: http://www.marmoset.co/

KeyShot

KeyShotPrincipal concorrente do Toolbag no que diz respeito a renderização 3D, o KeyShot da Luxion é também uma poderosa ferramenta de animação tridimensional. Seu uso nos estúdios de jogos não é tão abrangente quanto seu concorrente, porém os principais estúdios de criação de objetos 3D, cenários e comerciais utilizam este software ao máximo de seus recursos, uma vez que estamos falando de um software robusto e versátil no que diz respeito a finalização e pós-produção.

Site: https://www.keyshot.com/

Corona Renderer

Corona RendererSemelhante ao Toolbag e ao KeyShot, o Corona Renderer é uma ferramenta adicional para os softwares de criação 3D, auxiliando no trabalho de renderização e pós produção em alta resolução. A diferença é que este software possui uma série de integrações mais amigáveis para os softwares da Autodesk (3ds Max e Maya), tornando-se a melhor alternativa entre os artistas 3D que trabalham principalmente com estes softwares.

Site: https://corona-renderer.com/

Cinema 4D

Cinema 4DPodemos incluir o Cinema 4D na lista de softwares voltado para modelagem e renderização facilmente. Porém, o destaque principal do programa criado pela Maxon fica sem dúvida para seus recursos de animação 3D. A grande maioria dos filmes hoje em dia utilizam este software, mas o mesmo também pode ser dito pela indústria de jogos, que utiliza o Cinema 4D em boa parte de seus trailers, animações e pós-produção.

Site: http://www.maxon.net/

Toon Boom Studio

Toon BoomCriado pela canadense Corus Entertainment em 1994, o Toon Boom Studio é o principal software de animação 2D da indústria de entretenimento. Utilizado por empresas como Walt Disney Studios, Warner Bros Animation, Nickelodeon, Cartoon Network e muitas outras, o software também se destaca na indústria de jogos pela sua variedade de recursos e versatilidade na hora de combinar animações 2D com programação de jogos.

Site: https://www.toonboom.com/

Unity

Unity EngineEis aqui uma das engines mais famosas na indústria de jogos atualmente. Isso porque a Unity se disseminou entre os desenvolvedores independentes e estúdios menores, pelo seu baixo custo e recursos que permitem trabalhar com games simples para dispositivos móveis passando até grandes produções 3D para consoles e PC. Dependendo da sua área de atuação como artista na indústria, ter o conhecimento básico de uma engine como Unity faz toda diferença para sua carreira.

Site: https://unity3d.com/

Unreal Engine

Unreal EngineA Unreal é, de longe, a engine mais utilizada entre os principais estúdios de jogos pelo mundo. Seus recursos de programação atendem profissionais e estudantes de todas as áreas, permitindo que até mesmo alguém sem muito conhecimento em linguagem de programação possa criar seus jogos. Lembrando também que a Unreal, assim como a Unity, oferece recurso de exportar seus jogos para praticamente todas as plataformas do mercado (de smartphones a consoles e VR).

Site: https://www.unrealengine.com/

Nuke

NukeCriado pela The Foundry (a mesma de Mari e Modo), Nuke é a alternativa ideal para artistas, animadores e profissionais de edição de vídeo e efeitos visuais. Seus recursos incluem uma série de elementos para pós-produção e edição, com direito a timeline, composição e integração com elementos 3D (além de maior compatibilidade com seus irmãos das outras áreas). Conhecer este software ajuda a se destacar no mercado de editores e VFX.

Site: https://www.thefoundry.co.uk/products/nuke//

After Effects

After EffectsSe estamos falando de edição de vídeo e efeitos visuais profissionais, estamos falando do After Effects. O software principal de VFX e composição em vídeo da Adobe é utilizado pela grande maioria dos estúdios de jogos e filmes, auxiliando artistas e editores de vídeo em suas criações, trailers, cinematics e pós-produção. Se edição de vídeos é a sua praia, dominar o After Effects passa a ser uma missão profissional.

Site: http://www.adobe.com/

  • Rafael Monteiro

    muito boas as dicas ae! eu mesmo não conhecia alguns da lista.
    legal também falar, em soluções compactas como o Maya LT, uma versão do maya mais compacta voltada pro desenvolvedor de game indie, sem tantas ferramentas avançadas de animação, mas com o necessário pro cara criar bons personagens e modelos completos pra games.

    • Que bom que vou curtiu, Rafael! =)
      E muito bom você ter lembrado do Maya LT. Realmente é importante citar estas opções “light”, pois tem muita coisa boa para desenvolvimento indie.
      Um abraço e obrigado pelo comentário!

  • Marcus Soares

    O Photoshop é tão importante que a NASA não teria “fotos” da Terra para mostrar sem ele. E nem a estação espacial ISS teria imagens “ao vivo” do nosso planeta sem o After Effects e Cinema 4D.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!