Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Artistas do mundo todo se perguntam todos os dias como podem melhorar o seu trabalho. Seja estudante ou profissional do mercado, o fato é que todo artista de jogos está sempre buscando uma forma de se superar profissionalmente. E isso é ótimo!

Se precisássemos responder esta questão em uma única palavra, certamente seria “estudar”. Estudar, estudar e estudar sempre, este é o segredo.

Mas estudar exatamente o quê?

E é aí que um mapa de possibilidades é aberto e muita gente fica perdida.

Pensando nisso, reuni nesta matéria uma lista com os cinco tópicos mais importantes na hora de você melhorar o seu trabalho como artista. Esta lista é inspirada nas dicas e sugestões de artistas renomados mundialmente no mercado, entre eles Bobby Chiu e Anthony Jones. Ambos falam sobre o processo de estudo e aperfeiçoamento artístico em seus canais no YouTube. Se inglês não é problema para você eu recomendo muito que assista aos vídeos logo abaixo:

Sendo assim, eis os cinco tópicos que você precisa se preocupar:

1 – Domine os fundamentos

Não adianta nada você criar uma ilustração com uma paleta de cores sensacional se a anatomia do personagem que tiver desenhado tenha problemas. Assim como não adianta você desenhar o personagem perfeitamente, mas colocá-lo em uma perspectiva fora da realidade. Por isso que estudar muito os fundamentos do desenho é crucial para desenvolver a sua habilidade como artista (inclusive como modelador 3D ou escultor se este for o caso).

E quando eu falo em fundamentos artísticos, estou falando de ter um domínio e conhecimento em anatomia (de animais, humanos e qualquer tipo de criatura), perspectiva, luz e sombra (valores), teoria das cores, life drawing e composição.

A melhor forma de dominar os fundamentos é se dedicando ao máximo para aprender cada pedacinho de cada etapa do desenho e, só então, começar a desenhar por imaginação, o que lhe mostrará o quanto você absorveu da técnica ensinada.
Seja através de um curso, de livros didáticos ou de vídeos online, o importante é que você se dedique todos os dias para melhorar passo a passo a sua habilidade com os fundamentos.

2 – Desenvolva novas habilidades

Experimente novas técnicas. Saia do mundo digital e suje suas mãos com tinta de verdade. Esta é a melhor forma de aprender a desenhar e a desenvolver seu estilo como artista de jogos.

Procure conhecer as diferentes técnicas utilizadas por outros artistas e veja qual você se adapta melhor na hora de criar os seus trabalhos digitais – eu conheço, por exemplo, cinco maneiras diferentes de se pintar um desenho no PhotoShop. Cada uma com um objetivo final diferente e obviamente eu tenho as minhas preferências.

Lembre-se: não se limite ao que está na sua frente. Seja um pincel de verdade ou um software de computador, estamos falando apenas de ferramentas e não soluções absolutas.

3 – Crie sua biblioteca de referências

A melhor forma de aprender é com os outros. Por isso crie sua biblioteca de referências com trabalhos de seus artistas favoritos. Faça isso através de links de portfólios online, pastas de imagens no Pinterest e canais de YouTube de gente que já está neste mercado há muito tempo e divide seu tempo ensinando o que sabe.

Inclua nesta biblioteca o maior número de referências bibliográficas que você tiver (aqui no GCA mesmo eu reuni muitas referências que podem te ajudar).

© Noah Bradley

© Noah Bradley

4 – Persista

O processo para se tornar um artista de jogos é exatamente o mesmo caminhado por um atleta. Não existe mágica da noite pro dia. Não existe segredo. Existe apenas dedicação, estudo e persistência.

Sabe aquela história de que “a pessoa nasceu com um dom”? Eu não acredito nisso. Mas acredito em talento. E talento é o resultado de muita dedicação e persistência.

5 – Acredite

Existe uma infinidade de artistas talentosos no mundo todo. E existe uma lista ainda maior de novos profissionais que surgirão neste mercado nos próximos anos.

O que fará a diferença entre estes artista de jogos é apenas uma coisa: o quanto cada um acredita em si mesmo.

Portanto, não importa o que digam do seu trabalho. Não importa o quão difícil seja entrar nesta área. Não importa a idade que você tenha. Enquanto você se dedicar para aprender e quanto você acreditar em você mesmo, tenha certeza que você estará neste mercado mais cedo ou mais tarde.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!