Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

Este é o trabalho realizado por artistas especializados no software PhotoShop da Adobe. Isso porque esta é a principal ferramenta para a criação de artes que serão utilizadas como texturas em objetos 3D (incluindo personagens, cenários, veículos etc).

Esta seria a minha área de atuação?

Para trabalhar como um Artista de Texturas você precisa:

• Ter conhecimento avançado nos fundamentos do desenho 2D, com destaque para anatomia, perspectiva, composição, cenário, teoria das cores, valores e luz e sombra;

• Ser criativo e imaginativo, uma vez que caberá a você dar vida a cenários, objetos e todos os demais elementos que compõem um jogo;

• Ter domínio dos principais softwares de ilustração digital, em especial o PhotoShop da Adobe;

• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;

• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;

• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos.

O que um Artista de Texturas faz?

Alguns artistas criam texturas completamente do zero, enquanto outros utilizam fotos como referência ou até mesmo como manipulação para a criação de assets específicos.

Quanto melhor for a textura melhor será o resultado final do jogo. Por isso mesmo que estúdios maiores contratam artistas especializados em texturas, que auxiliarão os Modeladores 3D e demais artistas durante a produção de personagens, cenários etc.

Ainda assim, todo Artista de Texturas precisa ter conhecimento em modelagem 3D e iluminação, uma vez que o resultado de seu trabalho é parte do processo das demais áreas de produção visual.

O que eu preciso estudar?

• Um Artista de Texturas precisa ter domínio pleno (e segurança) nos fundamentos do desenho artístico, tais como composição, perspectiva, teoria de cores, valores, luz e sombra, anatomia e life drawing;

• Ter conhecimento avançado nos principais softwares de ilustração digital é fundamental, uma vez que todo o trabalho é realizado digitalmente;

• É importante também que o profissional tenha conhecimento avançado nos principais softwares de criação 3D, como zBrush, Maya, Blender, MudBox e 3D Studio;

• Profissionais que tenham conhecimento nas principais engines do mercado (como Unity e Unreal) ganham destaque entre outros candidatos para uma vaga na área.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Artista de Texturas na indústria de jogos é de US$ 75 mil/ano. No Brasil, não existem informações públicas de salário nesta posição, uma vez que o perfil dos estúdios nacionais é de buscar artistas generalistas, pagando em média R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

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