Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O Environment Artist, também conhecido como Level Artist, é o profissional especializado em criação de cenários, como o título sugere. Seu trabalho na maioria das vezes é produzir modelos 3D de objetos e ambientes que incluirão texturas e em alguns casos até mesmo animações.

Esta seria a minha área de atuação?

Para trabalhar como um Level Artist você precisa:

• Ter conhecimento avançado nos fundamentos do desenho 2D, com destaque para anatomia, perspectiva, composição, cenário, teoria das cores, valores e luz e sombra;

• Ser criativo e imaginativo, uma vez que caberá a você dar vida a cenários, objetos e todos os demais elementos que compõem um jogo;

• Ter domínio dos principais softwares de ilustração digital, em especial o PhotoShop da Adobe;

• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;

• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;

• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos.

O que um Artista de Cenário faz?

A maior parte do trabalho deste profissional é criar o layout dos cenários, reunindo todos os objetos, texturas e elementos previamente criados por ele ou outros artistas e dando forma ao ambiente do jogo em si. Isso inclui ambientes externos, internos, estradas, mapas, mundos abertos, vegetação etc.

Este é o profissional que trabalha diretamente com a Engine (motor gráfico) utilizada no desenvolvimento, uma vez que a maior parte da criação do cenário e seu comportamento visual depende da programação aplicada na Engine. Por isso é muito comum um Artista de Cenário também ter conhecimento em programação e scripts específicos para auxiliar na criação dos cenários, fases e elementos interativos.

O que eu preciso estudar?

Um Level Artist precisa ter domínio pleno (e segurança) nos fundamentos do desenho artístico, tais como composição, perspectiva, teoria de cores, valores, luz e sombra, cenário, anatomia e life drawing. Porém, é imprescindível que o artista tenha conhecimento avançado na criação de cenários tridimensionais através da Engine utilizada no jogo, com destaque para Unreal Engine e Unity.

Em estúdios maiores é muito comum encontrar artistas que dominam pelo menos o básico dos softwares de modelagem 3D, como zBrush, Maya e Mudbox, uma vez que o conhecimento nestes softwares facilita na criação dos cenários dentro da engine do jogo.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Artista de Cenários na indústria de jogos é de US$ 63 mil/ano. No Brasil, não existem informações públicas de salário nesta posição, uma vez que o perfil dos estúdios nacionais é de buscar artistas generalistas, pagando em média R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!