Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O Artista 3D é responsável por todo e qualquer elemento visual do jogo, como cenários, personagens, objetos etc. Porém a diferença é que tudo é produzido tridimensionalmente, representado por polígonos criados em softwares 3D.

Esta seria a minha área de atuação?

Para atuar como Artista 3D você precisa:

• Ter conhecimento em computação 2D e 3D, com destaque para anatomia, perspectiva, composição, teoria das cores, valores e luz e sombra;

• Ser criativo e imaginativo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos;

• Ter domínio dos principais softwares de ilustração digital, em especial o PhotoShop da Adobe;

• Ter domínio dos principais softwares de criação 3D, em especial o zBrush da Pixologic e o Maya da Autodesk;

• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos;

O que um Artista 3D faz?

O Artista 3D precisa ter conhecimento avançado nos fundamentos do desenho artístico, garantindo assim uma representação mais próxima da realidade daquilo que estiver criando.

A grande maioria dos artistas 3D possuem habilidade suficiente para criarem assets para a maioria dos elementos necessários no jogo. Porém, muitos estúdios de maiores produções procuram artistas com habilidade direcionada para elementos específicos de uma produção, como Personagem, Roupas, Armas, Veículos, Cenários e Interface.

O que eu preciso estudar?

A base de estudo de um Artista 3D é justamente a base das disciplinas ensinadas na maior parte das faculdades e cursos de artes visuais. Ou seja, um artista de conceito precisa ter domínio pleno (e segurança) nos fundamentos do desenho artístico, tais como composição, perspectiva, teoria de cores, valores, luz e sombra, anatomia e life drawing.

Ter conhecimento avançado nos principais softwares de ilustração digital é fundamental, uma vez que todo o trabalho é realizado digitalmente. Porém, é imprescindível que o profissional tenha conhecimento avançado nos principais softwares de criação 3D, como zBrush, Maya, Blender, MudBox e 3D Studio.

Profissionais que tenham conhecimento nas principais engines do mercado (como Unity e Unreal) ganham destaque entre outros candidatos para uma vaga na área.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Artista 3D na indústria de jogos é de US$ 57 mil/ano. No Brasil, o salário médio para esta posição é de R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!