Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O trabalho do Technical Artist varia conforme o tamanho do estúdio e o que está sendo desenvolvido. Em linhas gerais, o trabalho deste profissional é ser “a ponte” entre o Artista Visual e o Programador, garantindo que o melhor em termos de qualidade possa ser extraído de cada lado sem sacrificar o trabalho do outro.

Esta seria a minha área de atuação?

Para trabalhar como um Technical Artist você precisa:

• Se comunicar de forma clara com artistas, programadores, produtores, equipe de marketing e demais departamentos de um estúdio;

• Ser criativo e imaginativo;

• Ter domínio dos principais softwares de criação 3D, como Zbrush, Maya e MudBox;

• Ter conhecimento avançado nas principais engines de produção de jogos, como Unreal e Unity;

• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;

• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;

• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos;

• Ter habilidades para resolver problemas e conflitos no âmbito dos aspectos visuais dos jogos que possam influenciar no desenvolvimento do projeto.

O que um Technical Artist faz?

É muito comum o Technical Artist ser responsável pelo workflow da produção, além de o principal pesquisador de novas tecnologias e possiblidade tanto em programação quanto em arte a serem ensinadas aos profissionais que fazem parte do desenvolvimento. Por isso este é um trabalho que envolve também um pouco de programação e experiência com scripts.

O trabalho do Technical Artist é mais de organização e conselheiro do que de criador dentro de uma produção. Mas também é comum que este profissional auxilie na produção de arte durante a etapa de pré-animação dos personagens.

Em jogos 3D, o trabalho do Animador inicia com um personagem criado previamente em 3D e já “riggado" (“rigged”), ou seja, que já teve seu “esqueleto” previamente criado internamente a modelagem 3D, permitindo que o Animador possa controlar as juntas do personagem e criar os movimentos necessários.

Pois é justamente o trabalho de criar este esqueleto interno, o rigging, que é realizado pelo Technical Artist. Em alguns casos o próprio Animador ou Artista 3D já realiza o rigging, porém em estúdios maiores é muito comum esta tarefa ser realizada por um Technical Artist.

O que eu preciso estudar?

Para se tornar um Technical Artist, você precisa de uma ampla experiência na indústria de jogos, tendo assumido diferentes cargos no departamento de arte de estúdios de desenvolvimentos de jogos.

Por isso o melhor é iniciar em uma empresa como um artista generalista e, progressivamente, desenvolver suas habilidades nas várias áreas de um departamento artístico, assumindo projetos e desafios cada vez maiores.

Você precisa ter formação acadêmica orientada em artes visuais, design gráfico ou animação. A experiência na área também é um pré-requisito para um Technical Artist, uma vez que as empresas buscam profissionais com pelo menos 5 anos de experiência comprovada na indústria de jogos.

É imprescindível que o profissional tenha também conhecimento avançado nos principais softwares de criação 3D, como zBrush, Maya, Blender, MudBox e 3D Studio.

Além disso, você precisa provar experiência em trabalhos de liderança.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Technical Artist na indústria de jogos é de US$ 75 mil/ano. No Brasil, não existem informações públicas de salário nesta posição, uma vez que o perfil dos estúdios nacionais é de buscar artistas generalistas, pagando em média R$ 4 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!