Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O Artista de Iluminação é o profissional especializado em aplicar os elementos de luz e sombra no cenários dos jogos e, consequentemente, na forma como estes elementos irá incidir sob os personagens e objetos que compõem o jogo.

Esta seria a minha área de atuação?

Para trabalhar como um Artista de Iluminação você precisa:

• Ter conhecimento avançado nos fundamentos do desenho 2D, com destaque para anatomia, perspectiva, composição, cenário, teoria das cores, valores e luz e sombra;

• Ser criativo e imaginativo;

• Ter domínio dos principais softwares de criação 3D, como Zbrush, Maya e MudBox;

• Ter conhecimento avançado nas principais engines de produção de jogos, como Unreal e Unity;

• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;

• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;

• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos;

O que um Artista de Iluminação faz?

Toda produção de jogos 3D, após ter seus personagens, cenários e objetos criados resulta em um produto monótono. É justamente nesta hora que entra o trabalho do Lighting Artist, ou Artista de Iluminação, que como título sugere, é responsável por produzir e organizar todos os elementos de luz e sombra que serão aplicados nos cenários, ajustando intensidade, cor e formato, resultando no clima desejado para o produto final, tornando ainda mais realista.

É graças a iluminação bem aplicada que um jogo pode passar uma sensação de maior alegria, emoção, tensão ou qualquer outro sentimento que o jogador possa ter. Ou seja, o trabalho do Lighting Artist no desenvolvimento de jogos é equivalente ao do Diretor de Fotografia nos filmes de Hollywood.

O que eu preciso estudar?

Um Artista de Iluminação precisa ter domínio pleno (e segurança) nos fundamentos do desenho artístico, tais como composição, perspectiva, teoria de cores, valores, luz e sombra, cenário, anatomia e life drawing. Porém, é imprescindível que o artista tenha conhecimento avançado na criação de cenários tridimensionais através da Engine utilizada no jogo, com destaque para Unreal Engine e Unity.

Em estúdios maiores é muito comum encontrar artistas que dominam pelo menos o básico dos softwares de modelagem 3D, como zBrush, Maya e Mudbox, uma vez que o conhecimento nestes softwares facilita na criação dos cenários dentro da engine do jogo.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Artista de Iluminação na indústria de jogos é de US$ 100 mil/ano. No Brasil, não existem informações públicas de salário nesta posição, uma vez que o perfil dos estúdios nacionais é de buscar artistas generalistas, pagando em média R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

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