Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O Modelador é o artista que trabalha unicamente com produção de peças esculpidas manualmente (a grande maioria produzidas em clay) que servirão de referência tridimensional para que os Artistas 3D possam criar seus modelos digitais.

Esta seria a minha área de atuação?

Para trabalhar como um Modelador você precisa:

• Ter conhecimento avançado nos fundamentos do desenho 2D, com destaque para anatomia, perspectiva, composição, teoria das cores, valores e luz e sombra;

• Ser criativo e imaginativo, uma vez que caberá a você dar vida a personagens e, em alguns casos, cenários;

• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;

• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;

O que um Modelador / Escultor faz?

Em suma, o trabalho do Modelador é esculpir manualmente os personagens (e em casos específicos os veículos e cenários) criados pelos Concept Artists para o jogo e que servirão de modelo para suas versões criadas tridimensionalmente pelos Artistas 3D.

Em alguns casos, o Modelador é contratado para esculpir os personagens principais a fim do estúdio promover o jogo em eventos ou outras ações de marketing.

O que eu preciso estudar?

Um Modelador precisa ter domínio pleno (e segurança) nos fundamentos do desenho artístico, tais como composição, perspectiva, teoria de cores, valores, luz e sombra, anatomia e life drawing.

Porém, cursos como artes plásticas, design de produto e, principalmente, modelagem em massa são essenciais para a formação do profissional.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Modelador na indústria de jogos é de US$ 70 mil/ano. No Brasil, não existem informações públicas de salário nesta posição, uma vez que o perfil dos estúdios nacionais é de buscar artistas generalistas, pagando em média R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!