Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O Artista Cinematográfico é responsável por criar e editar vídeos que farão parte da produção do jogo, fazendo com que as animações criadas pelos artistas façam jus à história do game, criando assim a narrativa esperada e as transições necessárias entre as cenas e desenrolar do jogo.

Esta seria a minha área de atuação?

Para atuar como Artista Cinematográfico você precisa:

• Ter conhecimento em computação 2D e 3D, com especialização em técnicas de animação;

• Ser criativo e imaginativo;

• Ter conhecimento em FMV (Full Motion Video);

• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;

• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;

• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos;

• Ter um conhecimento ao menos básico em programação;

• Ter habilidade para demonstrar atitude, personalidade e emoção para cada movimento que será realizado pelos personagens a serem animados;

• Entender o comportamento, movimento e aparência das expressões corporais de seres humanos e animais, incluindo expressões faciais e movimento de fala (lip sync);

• Ter habilidade para criar personagens emblemáticos e que atraiam a atenção dos jogadores.

O que um Artista Cinematográfico faz?

As famosas cutscenes, animações não-interativas entre as partes jogáveis do game são criadas pelos Cinematic Artists que também são responsáveis por criar vídeos entre diálogos de personagens ou até mesmo as animações de abertura e crédito de um jogo.

O desafio de um Artista Cinematográfico é conseguir representar movimento e comportamento de personagens / objetos de forma natural e o mais próximo da vida real;

O trabalho precisa ser feito de forma que utilize todo o potencial dos softwares utilizados de forma eficiente e capaz de utilizar todos os recursos da engine utilizada no jogo, como por exemplo restringir o número de key frames utilizados em uma animação ou o número de personagens / elementos que podem aparecer simultaneamente em uma mesma cena;

Em resumo, estes são os artistas por transformar um jogo o mais cinematográfico possível, transmitindo o clima, emoção e timing ideal para cada cena representada no game.

O que eu preciso estudar?

• Você precisa de uma formação em alguma área que inclua o processo de animação com foco para jogos.

• Uma formação na área de Artes Visuais também pode ser aceita pelas empresas. Mas lembre-se que é de suma importância que você tenha um portfólio de trabalhos (publicados ou não) que comprovem suas habilidades como Animador;

• Entre os softwares com foco em animação mais utilizados no mercado de jogos, podemos incluir: Autodesk 3DS Max, Autodesk Maya, Toon Boom e Adobe Flash;

• Essencialmente para ser um Animador qualificado você precisa de um background sólido nos fundamentos da arte, incluindo habilidade em desenho artístico e life drawing (desenho com modelo-vivo).

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Artista Cinematográfico na indústria de jogos é de US$ 75 mil/ano. No Brasil, não existem informações públicas de salário nesta posição, uma vez que o perfil dos estúdios nacionais é de buscar artistas generalistas, pagando em média R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

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