Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

É chegada a hora. Você já está com seu portfólio pronto e preparado para começar a sua jornada como futuro candidato a uma vaga de artista na indústria de jogos. Qual é o próximo passo? O que devo fazer para me dar bem e conseguir aquele emprego na empresa dos meus sonhos? Existem dicas para entrevista em empresas deste mercado?

A resposta para estas e outras questões eu conto mais abaixo. O que você precisa ter em mente logo de cara é que: todo portfólio precisa ser acompanhado de um bom currículo. E todo currículo precisa ser apresentado antes por uma Cover Letter (um padrão para entrevistas em empresas nos EUA e boa parte da Europa).

Junto a estes itens, você também precisa construir a sua imagem online, incluindo seu trabalho nas principais redes sociais da atualidade.

E só então você estará realmente preparado para as entrevistas que surgirem no caminho.

Veja mais:

Cover Letter (Carta de Introdução)

A Cover Letter basicamente é uma introdução de quem você é e por que você merece este emprego. Ou seja, é uma carta resumida e criada individualmente para cada empresa que você for enviar seu currículo e portfólio, direcionada para a vaga que você está aplicando na empresa.

Na hora de escrever sua Cover Letter, ao invés de colocar “eu quero trabalhar em uma grande empresa”, você deve colocar “eu quero trabalhar na empresa XYZ porque…”. Entendeu?

Se a sua Cover Letter for escrita com um texto genérico, tenha certeza de que você passará uma imagem de que está apenas se candidatando para qualquer vaga em qualquer empresa.

O formato da Cover Letter em geral pode ser dividido entre cabeçalho, introdução, desenvolvimento e conclusão.

O cabeçalho possui o mesmo padrão das cartas comerciais em inglês, o que inclui:

Nome
Cargo de interesse
Endereço
Data (lembrando que a ordem precisa ser no padrão americano: Mês, dia e ano)

Na introdução você deve demonstrar o seu interesse por uma vaga específica que está sendo oferecida pela empresa em questão.

Vale lembrar que toda cover letter é direcionada a alguém. Caso esta pessoa seja um homem, inicie com “Mr.”, ou “Mrs.” para mulher. Caso você não saiba quem é essa pessoa, a melhor forma de começar é com “Dear”.

No desenvolvimento você inclui uma breve descrição do seu histórico profissional e por que você acredita ser a pessoa certa para preencher a vaga desta empresa.

Por fim, na conclusão você apenas finaliza sua carta de maneira educada, tal como “Sincerely” (sinceramente),…

– –

Vale lembrar que estamos falando de um resumo do resumo. Ou seja, você não precisa contar a sua história profissional na Cover Letter (o arquivo tem que ter no máximo uma página de texto).

Portanto, pense na Cover Letter como a sua primeira apresentação formal em texto para o responsável por contratar novos artistas dentro da empresa.

© Halo 5 Guardians (Microsoft Studios)

© Halo 5 Guardians (Microsoft Studios)

Résumé (Currículo)

O Résumé (Currículo) é um resumo histórico de seus trabalhos profissionais e estudos. Tem que ser escrito de forma resumida e direto ao ponto, pois quem irá lê-lo, certamente é alguém com um agenda apertada e pouco tempo para grandes leituras.

Existem infinitos modelos de currículos para serem seguidos pela internet. Mas o que você precisa ter em mente mesmo é que o que não pode faltar no seu currículo é:

• Os seus melhores momentos profissionais
• Os seus melhores cases / projetos
• As principais instituições de ensino que você cursou (incluindo cursos adicionais relevantes ao currículo)
• Os seus principais contatos (incluindo é claro o link para o seu portfólio e Linkedin)
• O seu “toque especial”

E para este último quesito, a melhor dica que posso dar é que você compartilhe algum hobby ou projeto que esteja envolvido completamente fora do seu círculo profissional. Colocar no currículo que você toca guitarra em uma banda amadora há 10 anos é, sim, algo muito especial, pois é justamente este um belo exemplo de dedicação e disciplina para fazer algo que te dê prazer e não traga um centavo no bolso.

© Sina Corporation

© Sina Corporation

Na hora da entrevista

O grande dia chegou. Você enviou seu currículo e portfólio para algumas empresas e uma delas está prestes a te entrevistar. Eis algumas dicas para entrevista tanto ao vivo quanto online:

Para ambos os casos

• Você será questionado muitas vezes pelo entrevistador. Portanto tente ser você mesmo e o mais honesto possível na hora da entrevista. Não adianta nada você dizer que domina algum software profissionalmente quando na verdade você mal sabe do que se trata;
• Tente não ser presunçoso e parecer a pessoa mais importante do universo. Mas também não seja comedido demais a ponto de não mostrar do que é capaz. O equilíbrio entre conhecimento X personalidade nesta hora é fundamental;

• Dê respostas claras e completas. Não seja vago ou responda com duas ou três palavras. O entrevistador está sempre buscando um profissional com boa comunicação e habilidade para se expressar de forma clara, uma vez que o trabalho será sempre executado em equipe;

• Demonstre suas habilidades e interesse para trabalhar em equipe e aceitar as diferentes hierarquias profissionais. Trabalhar na indústria de jogos significa lidar com múltiplos talentos e áreas distintas;

• Você será questionado os motivos pelos quais você quer trabalhar nesta empresa ou por que você deve ser contratado para esta vaga. Prepare-se para responder estas questões conhecendo bem a empresa antes da entrevista;

• Em muitos casos seu portfólio será comentado ao longo da entrevista. Aproveite para contar um pouco da forma como você desenvolve o seu trabalho e pensa como artista. Isso mostrará a sua habilidade com criação e comunicação;

• Se você estiver se candidatando para uma empresa internacional, a maior certeza é que a entrevista será toda conduzida em inglês. Portanto você precisa estar confiante na sua habilidade de comunicação neste idioma ao menos no que diz respeito a compreensão gramatical e termos profissionais;

• No final de toda entrevista é comum que o entrevistado lhe dê a oportunidade de tirar suas dúvidas. Aproveite a oportunidade para saber mais informações sobre a vaga, salário, bônus, benefícios adicionais e, em casos de empresas localizadas em outras cidades/países, auxílio mudança e até mesmo vistos necessários.

© Sina Corporation

© Sina Corporation

Dicas para entrevista online

A maioria das empresas de jogos estão em outros países. Por isso as primeiras entrevistas que você fará com estas empresas serão online, através de programas como Skype, Google Hangout ou Facetime em vídeo.
Por isso você precisa estar preparado para se portar bem na frente da câmera do seu computador. Mesmo distante do seu entrevistador, é muito importante que você mantenha uma postura profissional, o que inclui estar vestido adequadamente e em um ambiente que possa ter a privacidade para fazer a entrevista.

Muitas empresas pedem que o candidato seja entrevistado por mais de um profissional, mesmo quando a entrevista é conduzida online. Por isso é interessante você saber antes quem é o profissional que está te entrevistando e de qual departamento ele faz parte, de forma que você possa lhe dar as informações necessárias para a sua respectiva área.

Dicas para entrevista ao vivo

Por mais que a maioria dos artistas tenha um perfil descolado e se vista de forma informal, lembre-se que a sua imagem como profissional contará muito na hora da entrevista. Por isso vista-se adequadamente, de forma a não deixar que o seu visual chame mais atenção que o seu trabalho, por exemplo.

Ao vivo, talvez você seja submetido a algum teste de habilidade após a entrevista. Por isso esteja pronto para mostrar tanto o seu portfólio de trabalho quanto do que você é capaz de fazer com os recursos oferecidos pela empresa na hora.

Antes da entrevista, confirme o endereço da empresa e veja o melhor caminho para chegar até o local. Não há nada mais chato do que um candidato que chega atrasado para uma entrevista ou não sabe com quem ele vai falar no local.

  • Guilherme Abreu

    O que eu devo colocar na introdução da Cover Letter se eu não sei quem vai me entrevistar?

    • Oi Guilherme.
      A Cover Letter deve ser sempre escrita direcionada para a empresa na qual você está aplicando a vaga. Por exemplo, se você estiver enviando seu portfólio e currículo para uma vaga na Blizzard, a sua Cover Letter deve ser escrita para a Blizzard, destacando o porquê você quer fazer parte da empresa.
      Em alguns casos, as descrições das vagas incluem o nome do profissional responsável na empresa que receberá as suas informações. E são nestes casos que a Cover Letter é direcionada para o profissional, representante da empresa.
      Quando a vaga não cita o nome do profissional responsável da empresa, você pode direcionar sua Cover Letter “aos cuidados do responsável pela contratação”, ou simplesmente “Dear Recruiter”.
      Agora, particularmente falando, a dica que eu dou é que você faça uma busca na internet para saber quem é o profissional responsável na empresa que pode receber a cover letter. Você encontra certamente o nome do profissional no LinkedIn, por exemplo.
      Com isso sua Cover Letter ficará ainda mais especial! =)

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!