Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O Concept Artist (Artista Conceitual) é responsável por criar a arte principal de um jogo que será posteriormente trabalhada pelos demais artistas da produção. É função do Concept Artist dar vida a criações únicas e propor soluções artísticas que juntas criem uma identidade visual daquilo que será o produto final.

Esta seria a minha área de atuação?

Para trabalhar como um Concept Artist você precisa:

• Ter conhecimento avançado nos fundamentos do desenho 2D, com destaque para anatomia, perspectiva, composição, teoria das cores, valores e luz e sombra;

• Ser criativo e imaginativo, uma vez que caberá a você dar vida a personagens, cenários, objetos e todos os demais elementos que compõem um jogo;

• Ter domínio dos principais softwares de ilustração digital, em especial o PhotoShop da Adobe;

• Estar disposto a trabalhar como parte te um time de artistas de diferentes áreas;

• Ter habilidade para assumir responsabilidade em um time de produção, lidando com múltiplos cronogramas, gerenciando arquivos e cumprindo deadlines;

• Ter conhecimento no processo de produção de um jogo;

• Se comunicar de forma eficiente com outras áreas da produção de jogos.

O que um Concept Artist faz?

• Tradicionalmente, a arte conceitual é majoritariamente representada por ilustrações 2D do que trabalhos em 3D. Porém, alguns artistas utilizam softwares 3D para criar a renderização básica ou até mesmo estabelecer a perspectiva e iluminação inicial para, posteriormente, desenvolver a ilustração sobreposta ao 3D;

• Em linhas gerais, o Concept Artist cria sketches e ilustrações gerais de todos os elementos que irão compor o jogo, incluindo a criação de personagens, veículos, cenários, trajes, armas e objetos em geral;

• O dia a dia de um Concept Artist é criar o maior número de artes possíveis sobre um único elemento, trabalhando em conjunto com outros artistas (em especial o Lead Artist e o Creative Director) até chegarem ao resultado final desejado a ser implementado no jogo. Por isso é muito comum que a grande maioria do trabalho criado pelo Concept Artist seja descartado do produto final, uma vez que seu objetivo principal é encontrar a solução ideal para o resultado desejado.

• Em grandes estúdios, podemos dividir o trabalho do Concept Artist em três etapas:

1) Produção interna, que tem objetivo em criar e explorar as possibilidades visuais com a equipe de artistas;

2) Produção para parceiros, com o foco em criar artes tenham um apelo comercial e garantam a aprovação do jogo por parte da produtora responsável pela produção e por demais investidores;

3) Produção para o Público, que inclui a criação de ilustrações que poderão ser usadas para promover o jogo e aumentar o hype do consumidor final.

• Em estúdios menores, é muito comum o Concept Artist também desenvolver as ilustrações finais (tais como imagens promocionais e arte de capa do jogo).

O que eu preciso estudar?

• A base de estudo de um Concept Artist é justamente a base das disciplinas ensinadas na maior parte das faculdades e cursos de artes visuais. Ou seja, um artista de conceito precisa ter domínio pleno (e segurança) nos fundamentos do desenho artístico, tais como composição, perspectiva, teoria de cores, valores, luz e sombra, anatomia e life drawing;

• Ter conhecimento avançado nos principais softwares de ilustração digital é fundamental, uma vez que todo o trabalho é realizado digitalmente. Isso inclui em especial o domínio do PhotoShop da Adobe;

• Ter conhecimento em vetorização de imagem 2D com o software Illustrator da Adobe também pode ser exigido por algumas empresas;

• Em estúdios maiores é muito comum encontrar artistas conceituais que dominam pelo menos o básico dos softwares de modelagem 3D, como zBrush, Maya e Mudbox, uma vez que o conhecimento nestes softwares facilita na criação da arte 2D específica para jogos e suas limitações visuais.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Concept Artist na indústria de jogos é de US$ 73 mil/ano. No Brasil, o salário médio para esta posição é de R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

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