Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Profissão em Resumo

O Game Designer é responsável por planejar e definir todos os elementos principais do jogo a ser desenvolvido. É função deste profissional estruturar como o jogo se comportará, como será a jogabilidade principal e qual será a experiência final do jogador com o produto final.

Esta seria a minha área de atuação?

Para atuar como Game Designer você precisa:

• Ter facilidade em trabalhar em equipe;

• Se comunicar de forma clara com artistas, programadores, produtores, equipe de marketing e demais departamentos de um estúdio;

• Ter criatividade e imaginação vasta para dar vida a todos os conceitos que irão compor o jogo final;

• Ter excelente habilidade de escrita e comunicação verbal;

• Ter conhecimento básico de ilustração e programação;

• Entender e conhecer os principais recursos dos softwares utilizados na produção de jogos, incluindo softwares de criação 2D e 3D, além das principais engines;

• Ter conhecimento em storytelling e técnicas de narrativa para criação de roteiros.

O que um Game Designer faz?

• A principal tarefa do Game Designer é colocar no papel de forma documentada todos os elementos que irão compor o jogo a ser desenvolvido. É função do Game Designer planejar como o jogo se comportará, como será a sua jogabilidade, quais elementos farão parte de cada etapa do desenvolvimento e, principalmente, qual a experiência final que se espera proporcionar para o jogador;

• O Game Designer é quem estabelece as principais regras do jogo, assim como cuida da forma como a história será contada ao longo do jogo;

• Cabe a este profissional a responsabilidade de comunicar e transmitir de forma clara todos os detalhes do jogo em desenvolvimento para os diversos times de profissionais que farão parte da produção;

• Em alguns casos, principalmente em estúdios menores, o Game Designer é quem estabelece a premissa inicial do jogo. Além disso é muito comum o Game Designer ser responsável por garantir que o melhor jogo seja criado limitando-se ao orçamento e ao tempo de produção máxima;

• Ao longo do desenvolvimento, o Game Designer é quem faz os ajustes necessários nos elementos e recursos originalmente planejados para jogo de forma a atenderem aos limites técnicos e as possibilidades de melhorias na programação e estilo de arte sugeridos pelos demais departamentos de profissionais.

• Antes do início da produção, o Game Designer realiza as primeiras pesquisas iniciais e esboça os principais elementos que caracterização o jogo, documentando tudo e apresentando para os demais profissionais envolvidos que, juntos, decidirão se a ideia e conceito principal do jogo pode evoluir para o produto comercial esperado.

Este documento também pode ser apresentado para os investidores (ou a produtora principal) que aprovarão ou não o projeto a ser desenvolvido.

Com o conceito e elementos definidos e aprovado pelos profissionais/investidores, cabe ao Game Designer criar um documento oficial contendo todas as informações definidas e quaisquer outras informações pertinentes ao desenvolvimento, nascendo assim o chamado Game Design Document, ou GDD.

Este documento funciona como um mapa estruturado para abordar todos os elementos que irão compor o jogo, como história, personagens, cenários, jogabilidade, arte, som, interface e outros, podendo ser alterado ao longo do desenvolvimento do jogo pelo time de profissionais envolvidos mas, sempre, pelo auxílio do Game Designer.

• Por fim, é tarefa do Game Designer treinar os profissionais selecionados para os testes do jogo durante o seu desenvolvimento (os chamados Beta Testers ou, em empresas maiores, QA Testers - Quality Assurance Testers), de forma que eles saibam exatamente como o produto final deve ser.

O que eu preciso estudar?

Em linhas gerais, para se tornar um Game Designer você precisa ter uma formação superior em áreas como design ou programação. No Brasil, a grande maioria dos cursos de graduação específica para criação de jogos são suficientes para formar o chamado “profissional generalista”, uma vez que a grade curricular destes cursos inclui a base principal do que um Game Designer precisa.

Ainda assim, vale lembrar que tanto o mercado nacional quanto internacional exige experiência comprovada neste cargo na hora de contratar um novo Game Designer. Ou, salvo algumas excessões, profissionais com um portfólio ainda que acadêmico, mas bem estruturado, nas áreas de arte e programação em jogos, ganham destaque entre as empresas.

Qual é o salário médio?

Nos Estados Unidos, o salário médio de um Game Designer na indústria de jogos é de US$ 65 mil/ano. No Brasil, o salário médio para esta posição é de R$ 3 mil/mês.

Fontes:

World of Level Design | Glass Door | Creative Bloq

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!