Para quem sonha em trabalhar com arte na indústria de jogos

Estudar arte para trabalhar com jogos é mais real do que muita gente imagina. O problema é que apesar de surgir um novo curso voltado para criação de jogos no Brasil a cada mês, a grande maioria não tem informações suficientes a respeito do que de fato será ensinado e, principalmente, não possuem um foco direcionado para quem quer trabalhar como artista neste mercado.

Mais do que isso, por ser um mercado relativamente novo, os cursos universitários no Brasil direcionam o ensino na missão de formar profissionais com conhecimento em praticamente todas as etapas da produção de um jogo, nascendo assim o que chamamos de profissionais generalistas.

O problema disso é que dependendo da sua aspiração e objetivo profissional, infelizmente você estará desamparado de maiores conhecimentos quando comparado com artistas de outros países.

Onde Estudar arte para criar jogos no Brasil ou em outro país?

Veja bem, se o seu objetivo é fazer parte deste mercado sendo criador de seus próprios jogos e formando seu próprio estúdio, o principal a ser estudado pode ser feito dentro de uma boa universidade. Mas se o seu objetivo é se tornar um profissional contratado por um estúdio de jogos em outro país, atuando em uma área específica do desenvolvimento de jogos, você precisará de muito mais do que uma única formação universitária.

Melhor ainda, se você pretende trabalhar em alguma das muitas profissões direcionadas para artistas, você precisará escolher muito sabiamente qual curso estudar e quais programas deve dominar.

FZD School of Design

® Feng Zhu

Como nosso foco aqui é arte, eis um resumo do que você encontra disponível no mercado brasileiro hoje no que diz respeito a estudar arte para criar jogos:

Universidades

A área acadêmica voltada para a criação de jogos em universidades no Brasil é nova. Os primeiros cursos universitários surgiram por aqui em meados de 2005 e a grande maioria busca formar profissionais com conhecimento geral em todas as etapas da produção de um jogo. Isso quer dizer que é muito comum você encontrar nos cursos universitários brasileiros matérias como Programação, Lógica e Marketing misturados com Criação de Roteiro, Desenho Artístico e Modelagem 3D.

Entendeu o problema? Se o seu foco profissional é atuar, por exemplo, como Modelador 3D, escolher um curso universitário que forma profissionais generalistas pode não ser a melhor decisão a ser feita.

E nesta lista, encontramos cursos universitários como Design de Jogos, Jogos Digitais, Design de Games entre outros. A grande maioria com a principal parte da grade curricular para a área de programação, deixando a menor parte para a área artística. São raras as universidades no Brasil que oferecem cursos de design de jogos e contam com uma grande curricular muito mais ampla para a área artística.

Isso tem um lado bom. Se você sonha em abrir seu próprio estúdio e criar seus próprios jogos, a grande maioria destes cursos universitários possuem recursos suficientes para a sua formação, pois além da parte de programação também dão uma boa base no que diz respeito a empreendedorismo e negócios.

Porém se o seu objetivo profissional já é direcionado para uma área artística, a melhor opção é que você tenha uma formação universitária em áreas como Artes Visuais, Design Gráfico, Design Digital ou Design de Animação.

Diferente dos cursos direcionados ao mercado de jogos, estas formações irão focar principalmente em educar o seu lado artístico e técnico, oferecendo matérias como Fundamentos do Desenho, Pintura tradicional, Pintura Digital, Estética Visual e Percepção Artística — na maioria dos casos com uma linha de ensino orientada para o design.

® Raphael Lacoste

® Raphael Lacoste

Cursos Técnicos / Pós-Graduação

Além de uma formação universitária, existem no Brasil uma série de cursos técnicos e de pós-graduação voltados para o mercado de games.

Mais uma vez é muito importante que você verifique a grade curricular para ter certeza de que aquilo que será ensinado corresponde com o seu objetivo profissional.

Uma boa dica para quem não tem muito tempo para uma nova formação acadêmica ou já possui uma formação diferente das voltadas ao desenvolvimento de jogos é fazer um curso técnico direcionado para uma ou mais profissões artísticas ou uma pós-graduação voltada para produção de jogos, que contará com matérias que auxiliarão a entender mais sobre o mercado de produção de jogos atual.

Entre os cursos técnicos, você encontrará opções como Ilustração, Concept Art, Animação, Modelagem 3D, Escultura tradicional e Edição de Vídeo.

Nestes cursos você aprenderá do básico ao avançado sobre um único vertical da área artística, lhe conferindo um panorama muito mais amplo de um mesmo tópico. Por isso é muito mais seguro você escolher um curso técnico já direcionado para a sua aspiração profissional, aperfeiçoando o seu conhecimento em algo que você já domine de forma básica ou lhe ensinando algo completamente novo que possa incrementar o seu currículo como artista.

Já, entre os cursos de pós-graduação, os nomes são semelhantes a formação de Bacharel no Brasil, como Jogos Digitais, Game Design e Design de Jogos.

A grande maioria destes cursos possui uma grade muito semelhante a de um curso de bacharelado, com a diferença de que a carga horária é reduzida.

Isso pode ser ótimo para a sua formação como artista, uma vez que você terá um conhecimento do panorama geral do processo de criação de jogos, além do necessário em programação, empreendedorismo e produção que te capacitarão a dialogar melhor com os vários times de desenvolvimento em uma empresa.

Cursos Online

Os cursos online estão cada vez mais populares no Brasil. A maior vantagem aqui é que você pode estudar uma matéria (ou software) com uma dedicação constante, consequentemente dominando um conhecimento avançado e essencial para a sua carreira.

Cursos como Pintura Digital, Concept Art e VFX são excelentes para você dominar um software ou área ao máximo.

Se você pretende dominar ao máximo um software (seja ele voltado para criação 3D, ilustração, animação, programação ou edição de vídeo) esta é de longe a melhor forma de você estudar. Mas isso, é claro, dependerá da sua dedicação e esforço, uma vez que estamos falando de um estudo a distância.

® The Art of No Man's Sky

® The Art of No Man’s Sky

Estudar para sempre!

Pode parecer clichê mas acredite: nunca pare de estudar. Principalmente se estamos falando da área artística da produção de jogos.

Se você pensa que terminar uma faculdade já é o suficiente para “fazer carreira” na indústria, reveja seu sonho profissional. Os melhores artistas estão constantemente estudando, seja um novo curso ou um novo software; seja aprendendo por conta própria através de tutoriais na internet ou em livros técnicos.

Mais um detalhe: as desenvolvedoras de jogos buscam na verdade os melhores artistas, independente de qual curso ou universidade fizeram. Na verdade a formação acadêmica é o que menos conta (ainda que seja fundamental), uma vez que os estúdios buscam mesmo profissionais com portfólios excelentes.

Basta olhar para as vagas disponíveis entre as empresas internacionais. Você encontrará na maioria dos casos as seguintes descrições:

“… Bachelors or work equivalent”

“… Degree/diploma in one art discipline or equivalent experience (architecture, illustration, traditional painting, design, animation etc)”

A palavra “equivalent” diz muito aqui. O diploma e o curso pouco interessam para as empresas se você consegue provar sua experiência neste mercado.

Por isso, escolha sabiamente o seu curso, nunca deixe de estudar e trabalhe para ter o melhor portfólio profissional que você puder.

  • Excelente conteúdo, Ricardo.

    Hoje em dia, esse mercado têm crescido muito e as escolas já estão se preparando para um aumento na demanda do conteúdo.

    Essa semana, lancei um infográfico que fala justamente sobre o crescimento do mercado de Games no Brasil e algum de seus números.

    Se quiser adicionar ao seu artigo para passar ainda mais credibilidade e despertar interesse daqueles que pensam em fazer o curso, será um prazer.

    O link é: http://segredodosgames.com.br/mercado-de-jogos/

    Continue com o excelente trabalho! Sucesso sempre.

    • Fico feliz que você tenha gostado do conteúdo, Rafael.
      Muito obrigado por compartilhar o seu infográfico também! Logo mais entrará uma matéria sobre o mercado de jogos brasileiro especificamente e daí com certeza o seu infográfico será ótimo para fazer parte do conteúdo.
      Um abraço e parabéns pelo seu trabalho também.

      • Desculpe a demora na resposta, Ricardo! 🙂

        Caraca, excelente saber disso. Que bom saber que de alguma forma, meu trabalho que ainda é tão pequenininho, pode ajudar seu site! Muito obrigado pela ajuda, vai me dar uma força gigantesca.

        Continuarei acompanhando o seu trabalho sempre!

  • Marcus Soares

    Eu sinto que no Brasil de forma geral os “desenvolvedores” de jogos desprezam os artistas de games. Parece a eles que artistas bons surgem com a última chuva. Não, artistas bons passam anos, décadas desenvolvendo suas habilidades e linguagem visual. Se parece que ser artista é mais fácil do que ser, por exemplo, programador é pelo simples fato de que a arte existe desde o surgimento da humanidade e usa habilidades que na infância todos de uma forma ou outra tentam aplicar e a programação, ou melhor linguagens de programação, são algo novo. Enfim ser artista, principalmente no Brasil, é osso já que todos vêem a arte pronta mas ninguém vê quantos milhares de horas em treinamento foram precisos para se chegar ao resultado. Parece a muitos desenvolvedores que o cara que produz um violino é mais importante que o sujeito que o toca. Os dois são importantes e os dois são artistas e ambos trabalharam muito tempo para chegar onde estão. E esse último exemplo se refere, como é óbvio, aos músicos de games que são tão importantes e estudam tanto quanto artistas e programadores.

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!

Cadastre-se em nossa Newsletter

Assine gratuitamente nossa Newsletter e receba toda semana um resumo com nossas atualizações e dicas exclusivas sobre a indústria de games!

Obrigado! A sua assinatura foi realizada com sucesso!